novembro 20, 2017

Brasileiros e o 'complexo de vira-lata'.

  O conceito da autoestima é comumente relacionado á um âmbito mais pessoal, mas o sintoma da baixo autoestima, infelizmente, espalhou-se como um vírus por todo o Brasil. O que poderia explicar esse fenômeno? Em meio a crise política, instabilidade no mercado de trabalho somado a descrença nos que ministram os setores públicos, manter-se uma pessoa positiva e esperançosa acaba se tornando uma tarefa árdua. 
  Aliás, este sentimento de inferioridade em face ao resto do mundo, falta de credibilidade nos potenciais individuais e do país, é algo tão presente e notável que têm sua própria terminologia. É o famoso complexo de vira-lata. Termo esse, criado pelo jornalista Nelson Rodrigues, que define o brasileiro como um 'narcisista as avessas'. 
  Um reflexo desse sentimento atualmente, é a quantidade de acessos que os denominados 'youtubers' gringos atingem e o alcance da fama repentina, quando lançam conteúdos sobre o Brasil. Essa necessidade de aprovação  e  auto-crítica constantes e a baixa autoestima nacional acaba tendo como consequência o desinteresse em problemas sociais ou até mesmo a paralisia frente a situações adversas do cotidiano.   
  A supervalorização da cultura Americana e padrões de beleza Europeu, podem ser considerados um dos percursores desse sentimento. É claro que ser um país multicultural e ter uma grande admiração por outras culturas não é o problema, o problema está em anular e menosprezar a própria cultura, superiorizando culturas estrangeiras. 
  O primeiro passo para auto-aceitação e valorização é o conhecimento. Quanto mais for possível saber sobre nossa história e cultura, fica mais fácil de enxergar qual a verdadeira riqueza do Brasil. A disciplina sociedade e cultura, não devia ser restrita apenas a alguns cursos de graduação. A implantação dessa disciplina pelo MEC, proporcionaria um estudo mais aprofundado da cultura brasileira, promovendo mudanças graduais mas efetivas. 
  Além disso, é necessário entender que não é reclamando, muito menos cuspindo na própria bandeira que trará soluções para os problemas do Brasil. É preciso entender também que até países de primeiro mundo tem suas mazelas sociais, tem suas falhas e corrupções e que o 'país das maravilhas', sequer existe em conto de fadas e não passou de um devaneio, um sonho utópico da menina Alice.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário